PRA VOCÊ, O QUE É POP?

Aqui você vai encontrar entrevistas com artistas populares (ou não), bate papo com trabalhadores da cultura, e ainda boas dicas culturais.

De Calypso à Chico Buarque, Todo Mundo é POP!

Fique à vontade!

sexta-feira, 13 de março de 2009

E pra você, o que é POP? Toni Costa

Toni Costa - Carioca - Músico

Toni Costa é arranjador, compositor, instrumentista e intérprete. Já trabalhou ao lado de artistas como Gal Costa, Luiz Melodia, Maria Bethânia, e muitos outros. Hoje forma a banda Moinho, ao lado de Lanlan e Emanuelle Araújo.

TMP: E pra você, o que é POP?
Toni:
A palavra POP originou-se de um movimento nas artes plásticas no final da década de 60, de lá pra cá POP tomou vários significados. Eu considero POP tudo, da embalagem de um chiclete até formas de expressão, da forma de um automóvel até a maneira de se vestir. O PAPA é POP.

TMP: Pra você, qual é o maior movimento cultural dessa década? E porquê?
Toni:
Olha só, eu não enxergo nenhum movimento cultural nessa década, o que eu vejo são movimentos sociais que trabalham com cultura, nesse aspecto grupos como Afroreggae daqui do Rio fazem um grande trabalho.

TMP: Em que situação você se sente (ou já se sentiu) realmente inserido na cultura popular brasileira? E porquê?
Toni:
Eu trabalho com música compondo, arranjando e tocando há mais de trinta anos, tendo prestado serviços para artistas que fazem parte da história da música brasileira. Já tive música minha, arranjo meu, solo meu executados por todos os meios de comunicação da nossa terra. Sou um artista brasileiro.

TMP: Na sua opinião, a sua arte é de fácil aceitação popular? Pq?
Toni:
Completamente, todo conhecimento teórico adquirido, umas das bases para a formação de um músico profissional, tem que estar em harmonia com o mundo a sua volta. Portanto não acredito em musica ''não popular', a expressão tem que ser honesta, se for, será absorvida.

TMP: Sugira um livro, um disco ou um DVD para os leitores.
Toni:
Jimi Hendrix - Cry of love
Miles Davis - Kind of blue
João Gilberto - Amoroso

TMP: Qual o disco que você mais se orgulha de ter arranjado? Aquele disco ou música que te faz encher o peito pra dizer pra ti mesmo "fui eu que fiz".
Toni:
Eu gosto de um disco do Caetano chamado "Caetano", que tem "Eu sou neguinha",'' Fera Ferida " e "Vamo cumê", tem umas coisas bem legais em termos de concepção arranjo.
Gosto também do arranjo da música "A sorte Muda", parceria minha com o Chacal, que tive a sorte de contar com a participação da Cássia Eller, está no meu CD do mesmo nome.

Hoje Toni Costa está preparando seu novo CD, e participou de uma faixa do CD do Pedro Quental, cantor do Monobloco, tocando violão numa parceria entre os dois.

Mais Toni no My Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixa eu dizer o que penso dessa vida, preciso demais desabafar...