PRA VOCÊ, O QUE É POP?

Aqui você vai encontrar entrevistas com artistas populares (ou não), bate papo com trabalhadores da cultura, e ainda boas dicas culturais.

De Calypso à Chico Buarque, Todo Mundo é POP!

Fique à vontade!

terça-feira, 10 de março de 2009

E pra você, o que é POP? Fernando Nunes


Fernando Nunes - Alagoano - Baixista

Um dos melhores e mais versáteis instrumentistas brasileiros. Atualmente está compondo a banda de Zeca Baleiro

Conheci o Fernando Nunes depois de um show da Cássia Eller aqui em Porto Alegre, em 2001. Depois disso comecei a notar que seu nome estava quase sempre na ficha técnica dos CD's e DVD's que eu mais curtia, então ao criar esse sítio era certo que procuraria o Fernando para trazê-lo pra cá. Aqui está!

TMP: E pra você, o que é POP?

F. Nunes: Bem, o POP é tudo aquilo que facilmente cai no gosto popular. Hoje falando de música, você pode constatar festas ou shows em que se misturam todas as classes apreciando o mesmo tipo de música sem distinçåo de cor e raça. No Brasil os exemplos são o Samba, o Forró, o Rock, o Funk, esses são estilos bem pops no Brasil.

TMP: Pra você, qual o maior movimento cultural dessa década? E porquê?

F. Nunes: Falando de Brasil, nessa década temos um grande exemplo que é a Banda Calypso de Belém do Pará. Eles conseguiram criar um mercado independente de venda de CDs e DVDs que começou pelo Norte do Brasil e se alastrou pelo país inteiro, vendendo milhões, tocando um ritmo brasileiro do Norte, a "Guitarrada", derivada do Carimbó que até então era só conhecido nos arredores do estado. Isso sim é movimento cultural genuíno!

TMP: Em que situação você se sente realmente inserido na cultura popular brasileira? E porquê?

F. Nunes: Sempre participei de movimentos culturais, pois sou Alagoano e desde criança dançava os folguedos da minha terra como o Côco de Roda, o Guerreiro, o Pastoril, etc...Todas essas são danças folclóricas de Alagoas. Quando entrei na adolescencia, começei a tocar e gravar e continuei participando, só que como músico nos discos de Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira, Ednardo (os nordestinos) e Cássia Eller, Nando Reis, Zeca Baleiro, Ivan Lins, Beto Guedes, ( esses do sudeste). É assim que me sinto inserido na cultura do meu país.

TMP: Na sua opinião, a sua arte é de fácil aceitação popular?

F. Nunes: A Música é quase unânime nesse sentido. Até agora não conheci nenhuma pessoa que não goste de música, dizem poraí que existe. (risos)

TMP: Sugira um livro, um disco ou um DVD para os leitores.

F. Nunes: Aí vai o disco que revolucionou a cultura POP mundial: "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band" dos Beatles.

Fernando Nunes estuda publicidade, é produtor musical e tem duas bandas de música instrumental (Coffee Breakers e FLENKS).

Além dos artistas citados acima, participou de vários discos e DVDs de grandes artistas como: Caetano Veloso, Rita Lee, Erasmo Carlos, Oswaldo Montenegro, Nelson Gonçalves, Luiz Caldas, Margareth Menezes, Xitãozinho e Xororó, Sandy eJunior, e também tocou um com Jimmi Page em Salvador.

"Tive a sorte de acompanhar quase toda a carreira de uma das maiores cantoras que o Brasil teve, Cássia Eller, no qual tenho muita saudade. Resumindo, só tenho que agradecer aos deuses e anjos da Música que me porporcionaram momentos e encontros inesquecíveis na vida de qualquer músico."

Mais Fernando no My Space



Um comentário:

deixa eu dizer o que penso dessa vida, preciso demais desabafar...